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Customer Journey

As Marketing Journeys são o melhor evento universitário de Marketing de Portugal, organizado o NAMI - Núcleo Alunos de Marketing do ISCTE-IUL.

Atualmente, as marcas cada vez mais ambicionam possuir uma ligação forte com os seus consumidores, assim como conseguir responder às suas necessidades e exigências. Cada indivíduo é um consumidor diferente, no entanto, todos percorrem a Customer Journey, composta por 6 fases, permitindo às várias marcas conhecer melhor o target que pretende atingir.

Quais são as 6 paragens desta viagem?

A viagem começa com uma necessidade, que advém de uma nova ideia, um novo produto, um novo desejo. Nas Marketing Journeys 2018, os oradores representantes das marcas alocadas a esta fase foram escolhidos devido à capacidade de mudarem o dia-a-dia do consumidor.

De seguida, chegamos à Procura de Informação, que, pela abundância de alternativas atual, torna-se importante para avaliar as características dos produtos e hipóteses de compra.

Após a pesquisa, passa-se à fase de Seleção de Alternativas e Escolha, na qual abordámos marcas top-of-mind, que são a primeira escolha dentro de um mercado competitivo, empresas que, pela sua abrangência, acabam por ser as mais escolhidas.

A quarta paragem é a Compra, o momento em que a necessidade do consumidor é satisfeita.
Já na etapa de Pós-compra e Partilha é importante conhecer as estratégias de empresas fortes na relação a longo-prazo com o consumidor, que apelem à partilha e ao consumer advertisement.

A Customer Journey acaba, idealmente, com a Fidelização, alcançada apenas por marcas que conquistam os consumidores. Por isto, trazemos empresas que não só são top-of-mind, como conseguem chegar a um tão alto grau de fidelização que o próprio consumidor se sente como um embaixador que vive a marca e os seus valores no seu quotidiano.

Optando por atuar em todo o processo de compra ou só em algumas fases, a verdade é que apelar a um consumidor cada vez mais informado, atento e minucioso é o maior desafio do Marketing nos dias de hoje, pelo que a Customer Journey surge como um dos fatores mais relevantes a considerar para um marketeer.
É por esta razão que, nas Marketing Journeys 2018, os Keynote Speakers estão organizados consoante a fase da Customer Journey na qual atuam mais fortemente.

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